Home / Blog / Você está preparado para o 5G?

Você está preparado para o 5G?

voce-esta-preparado-para-o-5G

A nova tecnologia 5G não deve chegar ao Brasil antes de 2019, mas já vale a pena começar a se preparar para os impactos que ela deve causar em negócios de todos os setores.

Capaz de proporcionar conexões mais velozes com uma latência reduzida, o 5G deve ser o catalisador para uma nova onda de dispositivos inteligentes conectados, dando mais gás para a chamada internet das coisas, ou IoT.

Por isso, é importante descobrir se você está preparado para essa novidade. Neste artigo, explicaremos um pouco mais sobre o que é o 5G, quais as principais características dessa nova tecnologia e como ele afetará pessoas, empresas e organizações. Boa leitura!

O que é a nova tecnologia 5G?

O nome 5G se refere a quinta geração da internet móvel, ou seja, as tecnologias e os padrões de comunicação que sucederão o 4G. Apesar de ter começado a ser estudado e desenvolvido em 2008, apenas em 2018 que algumas das primeiras redes comerciais começam a ser instaladas.

A grande pioneira foi a operadora Elisa, que lançou a primeira rede 5G comercial do mundo em junho de 2018 nas cidades de Tampere, na Finlândia; e Tallinn, na Estônia. Nos Estados Unidos, a AT&T e a T-Mobile deve lançar redes de teste em pouco mais de 10 cidades do país ainda em 2018, com planos para estender a cobertura em 2019.

E no Brasil, a expectativa é de que os primeiros testes comerciais do 5G sejam iniciados no segundo semestre 2019, com uma expansão da rede ao longo de 2020. A Anatel já está estudando o padrão e verificando como ele substituirá o 4G e até mesmo o 3G, que ainda é o mais utilizado no país.

Quais são as principais características dessa nova tecnologia?

O 5G é muito mais que uma simples melhoria quantitativa da internet móvel. Isso significa que além de proporcionar velocidades que podem ser muito mais rápidas, chegando aos 20 gigabytes por segundo, a rede também deve entregar uma latência bem reduzida, de apenas 1 milisegundo.

A latência é o tempo de resposta da conexão e quanto mais baixa, melhor. A redução drástica deste atraso permitirá que tecnologias como os carros autônomos e outros dispositivos conectados operem com eficiência comercial.

Outras vantagens do 5G incluem uma capacidade maior de suportar dispositivos conectados, com uma previsão de suportar até 1 milhão de aparelhos conectados em uma área de 1km2. Além disso, a área de cobertura das antenas também será maior.

Em relação ao consumo de energia, o 5G deve manter o mesmo do padrão 4G. Vale lembrar que o 4G gasta mais energia do que o 3G, que por sua vez consome muito mais que o 2G. Portanto, apesar de não ser reduzido, o consumo de energia estável também é uma valiosa conquista.

Como ela afeta a vida das pessoas?

A internet móvel foi uma das tecnologias mais transformadoras para a civilização humana. Com ela, qualquer pessoa tem no bolso um dispositivo capaz de acessar todo tipo de conhecimento em segundos, seja ele os resultados da rodada do brasileirão ou detalhes enciclopédicos sobre a anatomia humana, por exemplo.

Além disso, a internet móvel também impulsionou redes sociais que conectam intimamente cada indivíduo com a sociedade, permitindo o compartilhamento de experiências em qualquer lugar e à qualquer momento.

Por fim, com a internet móvel uma série de serviços inovadores se tornaram possíveis ou pelo menos mais práticos, como o Uber e o Airbnb.

Com o 5G, a expectativa é de mais disrupção. Além de aprimorar a experiência do usuário com a internet móvel, a quinta geração deve permitir mais serviços inteligentes que vão mudar a forma que o valor é gerado em negócios e como as pessoas se relacionam entre si.

Um exemplo disso são as lojas totalmente automatizadas, uma tecnologia que a Amazon já testa em Seattle e será capaz de escalar com o 5G. Os carros autônomos são outra disrupção que deve crescer com as possibilidades do 5G e impactar mais pessoas e empresas.

Por fim, a tecnologia 5G deve permitir o desenvolvimento das chamadas cidades digitais.

Como ela afeta as empresas e organizações?

Para as operadoras, o 5G representará uma adequação completa de infraestrutura, com a instalação de novas antenas e equipamentos que operem nos novos padrões. O alcance da cobertura também será maior, assim como a eficiência de cada uma das antenas.

Para outros tipos de empresas, o 5G também simbolizará uma transformação imensa. Na indústria, por exemplo, mais dispositivos conectados poderão trocar dados entre si e sem nenhuma intervenção humana, permitindo fábricas mais inteligentes e automatizadas.

No comércio, o 5G deve proporcionar experiências únicas para usuários, como por exemplo a utilização de realidade aumentada e realidade mista para criar conteúdos que possam ser exibidos para consumidores de forma dinâmica e em tempo real.

E uma série de novos serviços também deve acompanhar essa revolução, alguns deles totalmente imprevisíveis. O Google, por exemplo, já testa uma possibilidade de implementar recursos de realidade aumentada no seu software de mapas, para que os usuários tenham uma experiência mais interativa apenas ao apontar as câmeras dos seus celulares para pontos físicos na rua.

Como os gestores podem se preparar para essas mudanças?

Apesar de ainda não estar disponível comercialmente, já é hora de gestores de empresas começarem a se preparar para a chegada do 5G. Por enquanto, o mais importante é pesquisar bastante sobre a tecnologia e quais são as suas capacidades.

Com essas informações, é possível começar a imaginar algumas das possibilidades criativas e dos impactos que serão gerados por essas mudanças. E qualquer empresa que pense em continuar competitiva nos próximos anos precisa saber como se adaptar a essa disrupção.

Além disso, é importante se manter informado sobre o cronograma de implementação das redes 5G nos mercados em que o negócio atua. Quando a tecnologia estiver nas mãos e nos dispositivos dos consumidores, a transformação será bem acelerada e é fundamental que um bom planejamento esteja encaminhado.

O 5G é um novo capítulo na evolução da internet móvel, mas deve ser um dos mais impactantes para negócios e pessoas. Portanto, essa evolução não deve ser subestimada pelas empresas.

Gostou de saber mais sobre a nova tecnologia 5G? Aproveite então para compartilhar esse conteúdo nas suas redes sociais!

Por Luciana Fernandes


As opiniões e conteúdos expressos neste blog são responsabilidade exclusiva de seus respectivos autores. O conteúdo é fornecido apenas para fins informativos e não representa a opinião da Suntech S.A./Verint.


Fique por dentro!

Receba informações exclusivas e aprofunde seu conhecimento.




Sociais