Home / Blog / Por que investir em tecnologias de segurança para grandes eventos?

Por que investir em tecnologias de segurança para grandes eventos?

investir_tecnologias_segurança_para_grandes_eventos

O uso da tecnologia e de suas ferramentas já faz parte da vida das pessoas. Os recursos estão presentes tanto no cotidiano do consumidor comum quanto na realidade de empresas de diferentes portes. Nesse cenário, as tecnologias de segurança para grandes eventos se destacam.

Encontros de relevância ampliada, como Copa do Mundo e Olimpíada, atraem milhares de visitantes. Então, há uma responsabilidade maior de garantir que não haja ocorrências que os coloquem em risco. Para saber como e por que investir em tecnologias de segurança para grandes eventos, continue a leitura!

Os principais desafios da segurança em grandes eventos

Vale a pena observar desde já que um dos aspectos de segurança que requerem atenção em eventos de maior porte é a imprevisibilidade. Um dos desafios em grandes eventos é o efeito surpresa e como prever um crime diante de uma multidão que está em um ponto específico — muitas vezes, confinada.

Esse fator não está relacionado apenas ao local de realização, mas a tudo que compõe o evento. É preciso pensar, por exemplo, nos trajetos e nos meios de transporte que levam os participantes. Um acontecimento como a Copa do Mundo exige máxima atenção porque a evacuação não é tão simples.

Nesse caso, a prevenção precisa ser a chave. Além disso, há aspectos relacionados à temática: ou seja, eventos esportivos têm riscos diferentes dos religiosos ou políticos. Em ambientes hostis, o tema pode aumentar as chances de ocorrerem problemas que comprometem a segurança.

Atentados e ataques não são os únicos crimes cometidos. Em disputas esportivas, torcidas organizadas podem provocar conflitos generalizados. Podem acontecer, ainda, a fraude de documentação ou de ingressos, ou mesmo os ataques cibernéticos. O fato de não existir apenas uma probabilidade a ser evitada, portanto, faz que a segurança seja mais desafiadora.

O papel da tecnologia na solução desses problemas

Apesar de a tarefa ser considerada complicada, as tecnologias de segurança para grandes eventos surgem como uma alternativa eficiente. Basicamente, os elementos tecnológicos adequados ajudam a identificar problemas e padrões, o que permite melhor planejamento de ação e reação.

Isso é possível graças ao comportamento dos indivíduos, que usam cada vez mais dispositivos e aplicativos que deixam rastros virtuais, de uma maneira mais ou menos exposta, criando uma imensa base de dados histórica ou em tempo real.

Nesse momento, no caso de uma investigação com a devida prévia autorização judicial, a tecnologia atrelada a uma boa metodologia, permite coletar e processar informações e, a partir delas, obter padrões de comportamento, identificar pessoas, grupos, prever atentados e até revelar relações e conexões diversas.

No entanto, é preciso compreender que a tecnologia oferece um mecanismo de apoio — e não a solução em si. Investir em recursos desse tipo traz melhor entendimento, mas o conhecimento ainda precisa ser colocado em prática.

Por isso, é preciso aliar o uso dessas ferramentas à presença de equipes treinadas e preparadas para lidar com as situações específicas que podem ocorrer. Ao unir a informação com a interpretação dos dados, pode-se ter um panorama completo sobre o cenário.

As soluções já utilizadas no Brasil e no exterior

Graças às novas necessidades mundiais, o Brasil e outros países já utilizam recursos eficientes para garantir a segurança em eventos de grande porte. Naturalmente, os sistemas de inteligência e processamento web estão entre os elementos adotados. Com a análise obtida a partir de ferramentas adequadas, há a geração de relatórios e o entendimento sobre as possíveis ameaças.

Outra tecnologia de segurança para grandes eventos é o monitoramento de vídeo em tempo real. A partir do posicionamento das câmeras em pontos estratégicos, pode-se detectar indivíduos em um determinado local.

Isso permite, por exemplo, identificar a autoria de ataques racistas, bem como verificar a aproximação de indivíduos banidos de um estádio. A atuação da equipe envolvida na operação, então, garante que as ameaças sejam neutralizadas.

Para que isso seja viável, entretanto, é preciso que o sistema seja capaz de processar um elevado volume de dados com baixa margem para erros. Eles também devem ter características especiais, como a incorporação de funcionalidades apropriadas.

Os sistemas modernos de monitoramento de imagem têm incorporado funções inteligentes como identificação facial, baixa taxa de falso positivo, diferenças de etnias, identificação em obstruções (chapéu, óculos escuros ou barbas) e variações de idade. Assim, não são somente câmeras posicionadas em locais estratégicos com análise manual e demorada: é um sistema inteligente, rápido e eficaz.

Os benefícios do uso das tecnologias de segurança para grandes eventos

O investimento nesses recursos não é benéfico apenas de forma pontual. Mesmo após o evento, as localidades podem aproveitar vantagens de maneira contínua. Se a tecnologia é adquirida e implementada para esse tipo de encontro, ela pode ser mantida após essa etapa. Então, as equipes de inteligência têm a chance de continuar a usar as ferramentas para coibir ações criminosas de forma mais eficiente.

Há, também, uma maior união entre as equipes e esses recursos. As unidades táticas e estratégicas deixam de ficar defasadas e, então, aprendem a lidar com novas ferramentas. O auxílio ao trabalho dá origem a eficiência e a produtividade ampliadas.

Para completar, surgem legados tanto em relação à integração quanto ao planejamento. Os profissionais compreendem a importância de fazer análises prévias e de basear suas ações para que limitem o efeito surpresa. Na prática, estados e municípios passam a ter condições de segurança favorecidas pela integração de instituições.

A partir desse investimento, há um amadurecimento contínuo no uso das ferramentas. Assim, os próximos encontros são blindados com ainda mais segurança. As tecnologias de segurança para grandes eventos já têm sido utilizadas para diagnóstico, planejamento e ação. Com investimentos consistentes, é possível obter menos efeitos inesperados e  benefícios em longo prazo.

Você gostaria de se manter atualizado sobre as novidades desse mercado? Siga as nossas páginas nas redes sociais: Facebook, Twitter e LinkedIn.

Por Luciana Fernandes


As opiniões e conteúdos expressos neste blog são responsabilidade exclusiva de seus respectivos autores. O conteúdo é fornecido apenas para fins informativos e não representa a opinião da Suntech S.A./Verint.


Fique por dentro!

Receba informações exclusivas e aprofunde seu conhecimento.




Sociais