Home / Blog / Inteligência na Segurança Pública: veja como a tecnologia é integrada a essas questões

Inteligência na Segurança Pública: veja como a tecnologia é integrada a essas questões

169839-inteligencia-na-seguranca-publica-veja-como-a-tecnologia-e-integrada-a-essas-questoes

A inteligência na segurança pública é um fator cada vez mais relevante no combate à criminalidade, visto que os aplicadores da lei lidam com ameaças de grande complexidade e em constante evolução. Hoje, para se obter um desempenho de alto nível na proteção ao patrimônio público e aos cidadãos é necessário contar com recursos tecnológicos.

Mas de que maneira aproveitar o avanço da tecnologia para fazer com que as ações de segurança pública sejam cada vez melhores e integradas entre si? A resposta você vai encontrar com detalhes neste post. Confira!

A integração da tecnologia no uso da inteligência em segurança

A integração da tecnologia aos procedimentos de inteligência é um fator primordial para aperfeiçoar os serviços de segurança pública. Investir em softwares de ponta é uma medida importante, se a prioridade for proteger a população com mais eficiência.

Porém, para que o investimento seja feito de maneira assertiva, é essencial que a instituição tenha convicção das suas reais necessidades de inteligência e problemas atuais que precisam ser solucionados. Com base no nível de funcionalidade e requisitos desejados, é possível identificar a solução que mais se adequa ao ambiente operacional existente.

A ferramenta deve ter uma aplicação prática, que permita aos órgãos de segurança apresentarem uma performance mais expressiva no combate ao crime.

Capacidade de adaptar a tecnologia às ações de inteligência na segurança pública

A segurança pública apresenta diversos contextos que não podem ser ignorados. Por exemplo, os trabalhos de fiscalização de uma fronteira são bem diferentes das operações realizadas em um centro urbano.

No caso da região de fronteira, é possível contar com uma solução para monitorar grandes extensões territoriais, identificar eventuais ações criminosas e verificar o histórico policial dos acusados por atividades ilícitas. Além disso, podem ser utilizadas câmeras com sensores de movimentação e de calor em grandes áreas, por exemplo. Isso mostra que é essencial ter uma gama de recursos de software e hardware para agregar mais inteligência às ações de segurança.

Em uma cidade com um elevado número de habitantes, a aplicação da tecnologia funciona de outra forma, já que os crimes abrangem outras modalidades como o roubo de mercadorias e sequestros. Pode ser utilizado perfeitamente um sistema de monitoramento das ações no centro urbano com a adoção de câmeras. Por outro lado, as habilidades devem ser diferentes em relação ao cenário de fronteira.

Sem dúvida, é necessário avaliar o contexto em que a ferramenta será aplicada, permitindo executar todas as missões de maneira mais ágil e correta.

A importância do uso adequado de soluções de inteligência

O investimento em tecnologia não deve levar em consideração apenas as questões financeiras. O primeiro passo é verificar o quanto uma solução vai contribuir para a tomada de decisão e a formulação de estratégias para aquele desafio de segurança específico.

Pense que uma instituição esteja adotando medidas para enfrentar o contrabando em áreas densas e de difícil acesso. Nesse exemplo, o correto é adquirir uma tecnologia que possa ser utilizada na região de forma plena, contemplando áreas caracterizadas pelo excesso de umidade e de calor.

Se for necessário conduzir as ferramentas tecnológicas em campo, elas devem ser de fácil transporte, já que a locomoção por veículos é algo totalmente inviável, dependendo da localidade.

Tendo em vista a diversidade de contextos operacionais existentes, é essencial que as instituições de segurança tenham um diálogo construtivo com as empresas de tecnologia. Essa medida é uma forma de verificar como as soluções oferecidas no mercado podem ser utilizadas e adaptadas aos diferentes cenários de enfrentamento ao crime. Não adianta investir em equipamentos de ponta, se eles não forem aproveitados corretamente.

Além disso, é fundamental contar com um trabalho de pós-venda com visitas periódicas. A ação tem como objetivo aproximar a equipe técnica com a de um órgão de segurança pública.

Essa iniciativa também é feita para criar uma relação de confiança entre as partes e contribuir com a obtenção de melhores resultados. À medida que as soluções adotadas ajudam a reduzir o índice de criminalidade, maior será o retorno do investimento para a sociedade.

Isso apenas é possível quando a empresa e o cliente possuem uma relação de confiança para optar pelas melhores soluções e compartilhar eventuais dificuldades em campo para superá-las.

A segurança pública é uma das principais atribuições do Estado. Adotar as melhoras práticas de inteligência é um desafio constante. Por isso, é crucial investir em recursos de tecnologia para o trabalho das instituições de segurança ser mais integrado e eficiente.

Em um momento de instabilidade econômica, os investimentos devem ser planejados analisando o custo e o benefício que vão proporcionar à sociedade.

Hoje, é muito importante o diálogo entre o setor público e a iniciativa privada na adoção de ferramentas que tornem os serviços de segurança pública mais adequados ao contexto em que estão inseridos.

As empresas precisam ter foco nas necessidades dos clientes e agir com responsabilidade na oferta de soluções para a segurança pública.

Não basta ter bons resultados nas vendas. O mais importante é constatar se a ferramenta atingiu o objetivo esperado e se está sendo devidamente utilizada.

A Suntech tem essa preocupação e trabalha orientada para que os seus clientes explorem o máximo de seus produtos, alcançando resultados sólidos e êxito em suas missões.

Interessado em conhecer o nosso portfolio de soluções de inteligência para segurança pública? Entre em contato conosco!

Por Luciana Fernandes


As opiniões e conteúdos expressos neste blog são responsabilidade exclusiva de seus respectivos autores. O conteúdo é fornecido apenas para fins informativos e não representa a opinião da Suntech S.A./Verint.


Fique por dentro!

Receba informações exclusivas e aprofunde seu conhecimento.




Sociais