Home / Blog / Fusão de inteligência: mais praticidade e facilidade no acesso à informação

Fusão de inteligência: mais praticidade e facilidade no acesso à informação

161253-fusao-de-inteligencia-mais-praticidade-e-facilidade-no-acesso-a-informacao.jpg

A humanidade produz um grande volume de informações de maneira cada vez mais rápida e diversa. Então, como trabalhar com um grande número de dados de forma eficiente? Uma boa resposta é por meio da fusão de inteligência.

Esse mecanismo é responsável por possibilitar o cruzamento de diversos dados com bastante rapidez e praticidade. Isso faz com que um gestor de instituição pública ou privada tenha condições de tomar decisões baseadas em informações confiáveis e atualizadas, o que aumenta as chances de acerto.

Neste artigo, vamos abordar os desafios da fusão de dados, a importância de aproveitar as informações de maneira adequada, as principais fontes de dados e os benefícios de contar com um sistema de inteligência. Confira!

Entenda os desafios da fusão de dados

Por que não é fácil trabalhar com diversas informações ao mesmo tempo? Um dos motivos é que há uma grande quantidade de dados que deve ser administrada pelas organizações de forma racional. Com o big data, as empresas e os órgãos públicos têm acesso a dados de diferentes segmentos e precisam usá-los com inteligência. Isso permite elaborar as estratégias mais adequadas para evoluir e superar as adversidades.

Outro desafio é utilizar muitas informações disponíveis em diversos formatos (papel, arquivos em PDF, bancos de dados etc.) — e, por isso, podem estar sem uso há algum tempo. Para evitar essa situação, o ideal é que os dados estejam em um sistema único, no qual o acesso e a análise sejam feitos com facilidade e exatidão.

Hoje, algumas instituições já perceberam que precisam trabalhar com as informações de maneira mais simplificada, caso queiram uma posição de destaque. De olho nesse aspecto, começou a haver um investimento em centros de fusão de inteligência. Neles, é possível coletar várias informações e torná-las acessíveis em um sistema único, para o cliente estar mais bem preparado para analisar tendências e tomar as melhores decisões.

Diálogo com o cliente

Não basta mostrar como um recurso vai possibilitar que uma instituição use as informações de forma mais inteligente. É necessário conscientizar os clientes de como uma ferramenta pode contribuir para uma organização apresentar uma performance cada vez mais expressiva.

Inicialmente, é feito um trabalho para verificar como os dados estão sendo utilizados pela organização, privada ou pública (governos). Ou seja, como é feita a guarda e a disponibilização dos diversos tipos de dados.

Dessa forma, é viável fazer um mapeamento das informações e analisar como elas podem ser importantes para o cliente. Isso possibilita desenvolver um trabalho cujo objetivo é fazer com que os dados possam ser agrupados em um sistema único.

Para essa ação ter sucesso, é necessário que haja grande parceria com o cliente. Uma das razões é que ele será o principal beneficiado com o uso das informações disponíveis de forma diferenciada e simplificada.

É fundamental que os funcionários sejam capacitados para utilizar a nova ferramenta e possam usar o conhecimento adquirido para aproveitar as funcionalidades da melhor maneira possível. Essa postura deve ser seguida tanto pela iniciativa privada quanto pelo setor público.

Saiba por que a fusão de inteligência vai além de cruzamento de informações

O processo de fusão de inteligência exige bastante cuidado por envolver algumas iniciativas. Uma delas consiste no acesso a banco de dados diferentes para coletar as informações relevantes para uma organização. Outra atividade é a compreensão dos dados, englobando a análise e a eliminação de redundâncias.

É essencial contar com um sistema que trabalhe com diversos idiomas: há bancos de dados que têm informações em várias línguas; nem sempre os analistas são fluentes em tantos idiomas.

Quando uma ferramenta traduz as informações para uma única língua de forma automática faz com que haja ganho de tempo no trabalho de análise. Também é importante que o sistema esteja perfeitamente adaptado ao funcionamento da organização para gerar ganho de competitividade.

Isso significa que a ferramenta deve ser acessada de acordo com a necessidade e o perfil dos colaboradores. Esse aspecto é crucial para o sistema gerar relatórios de inteligência que sejam usados para uma instituição apresentar melhor desempenho.

Outro aspecto marcante é verificar como o sistema pode contribuir para o compartilhamento de informações. Ou seja, é recomendado permitir que a equipe possa trocar dados com segurança e eficiência. Isso vai proporcionar menos riscos de vazamento de informações relevantes para o cliente.

Conheça as principais fontes de dados

A fusão de inteligência trabalha com informações de várias fontes. É possível coletar dados de câmeras instaladas em diversos locais, como centros comerciais, shoppings e avenidas das cidades.

Também podem ser extraídas informações de relatórios de inteligência já elaborados em formato digital ou em papel. Os documentos impressos podem ser escaneados por meio da tecnologia OCR, o que permite fazer a inserção dos dados em um sistema.

Outras fontes que contribuem para o trabalho da fusão de inteligência são:

  • informações biométricas (impressão digital);
  • registros de passagens aéreas, terrestres etc;
  • dados coletados pelo monitoramento web;
  • registros de localização;
  • informações sobre movimentação financeira.

E esses são apenas alguns exemplos. À medida que um sistema consegue administrar um grande volume de dados, mais condições têm de contribuir para gerar informações que ajudem a aperfeiçoar o processo de tomada de decisão.

Veja os benefícios de ter uma ferramenta de fusão de inteligência

Quando a escolha de um sistema de fusão de inteligência é feita corretamente, é possível contar com uma série de vantagens, por exemplo:

  • contar com relatórios gerados com rapidez e eficiência, em que o risco de erros humanos seja mínimo;
  • possibilitar diversas formas de consulta aos dados, de acordo com a necessidade de cada usuário;
  • ter facilidade para alcançar uma visão ampla dos dados, o que agiliza a produção de inteligência;
  • possibilitar que os funcionários tenham suporte para usar a ferramenta da melhor forma possível.

Contar com o apoio de uma empresa especializada em sistemas de inteligência é um aspecto muito importante para alcançar o sucesso em um mercado competitivo e sujeito a grandes mudanças.

Se você está interessado em ter mais informações sobre fusão de inteligência, entre em contato conosco! Continue acompanhando o nosso blog! Sem dúvida, o conhecimento é uma peça-chave para superar novos desafios!

Por Luciana Fernandes


As opiniões e conteúdos expressos neste blog são responsabilidade exclusiva de seus respectivos autores. O conteúdo é fornecido apenas para fins informativos e não representa a opinião da Suntech S.A./Verint.


Fique por dentro!

Receba informações exclusivas e aprofunde seu conhecimento.




Sociais