Home / Blog / Entenda a importância das soluções de alta tecnologia para empresas de Telecom

Entenda a importância das soluções de alta tecnologia para empresas de Telecom

A diversidade tecnológica no setor de Telecom cresce exponencialmente. Todos os dias, surgem soluções que possibilitam a otimização dos processos e agregam mais valor aos negócios. Entretanto, para aplicá-las com eficiência, é preciso renovar a forma de pensar essa questão.

É comum que surjam dúvidas sobre como atuar em um mercado tão dominado pela inovação. Pensando nisso, criamos este post para mostrar a importância da tecnologia para empresas de Telecom, como isso vai além do uso de softwares e qual a relação da segurança com o tema. Confira!

O suporte da tecnologia ao setor de Telecom

Pode parecer estranho, mas a utilização de tecnologias analógicas ainda é uma realidade no setor de Telecom. Por mais que novas soluções apareçam constantemente para um serviço mais eficiente, diversos processos ainda são realizados com ferramentas defasadas.

Ao nos aproximarmos da verdadeira revolução que as redes 5G tendem a proporcionar, repensar a tecnologia de Telecom é fundamental. Isso implica eliminação, ou pelo menos redução, dos processos manuais nos diversos sistemas. O atendimento, por exemplo, já passa por um momento de mudanças drásticas.

Hoje, quando você liga para um call center, precisa passar por uma série de etapas até conseguir o que deseja. Em pouco tempo, todo o atendimento deverá ser feito em uma única chamada. Trata-se do conceito de first call resolution, no qual o primeiro atendimento deve ser capaz de solucionar, de forma automatizada, todos os problemas — seja qual for a natureza.

É interessante analisar que essas mudanças, como no caso citado, não significam apenas uma implementação de softwares ou ferramentas mais sofisticadas. A inovação passa por conceitos, métodos e técnicas de otimização dos processos.

Por meio dos grandes avanços tecnológicos das últimas décadas, a automatização representa uma aproximação dos serviços daquilo que consideraríamos mais humano. Ao invés de nos adequarmos aos procedimentos de tecnologias obsoletas, a tecnologia que passa a se adaptar para oferecer soluções sob medida para nossas necessidades, a exemplo do first call resolution.

Indo além, podemos analisar a inserção da Internet das Coisas (IoT) no mercado. Inicialmente, seu uso vem crescendo no setor industrial. Porém, assim como diversas outras tecnologias, a tendência é que em breve ela esteja presente em nossas casas.

Da mesma forma, empresas de Telecom tendem a se beneficiar dos processos de análise de dados que essa solução proporciona.

Por que ir além de softwares, plataformas e sistemas

Para compreender o impacto que as novas tecnologias devem causar, basta olhar o panorama previsto para o momento de inserção da tecnologia 5G no mercado. Ao contrário das redes utilizadas atualmente, a 5G permitirá um uso expressivo de comunicação ponto a ponto  (peer to peer).

Em vez de passarem por uma central telefônica, os dispositivos poderão se comunicar diretamente entre si. Isso deve revolucionar não só o setor de Telecom, mas toda a sociedade. Um sistema de trânsito mais seguro, por exemplo, deve contar com carros autônomos que identificam uns aos outros em cruzamentos e evitam colisões que, hoje, são problemas constantes.

No cenário das empresas de Telecom, basta olhar para as possibilidades que as novas tecnologias oferecem para entender que é preciso ir além da ferramenta por si só. Com a Internet das Coisas, é possível lidar com os clientes individualmente, com atendimento personalizado.

As técnicas de atendimento não são mais definidas pelo encaixamento dos clientes em um plano, mas pelo desenvolvimento de um serviço customizado para cada um. Isso envolve agilizar todos os processos, eliminando a burocracia e garantindo uma boa experiência com as operadoras de telefonia.

A tecnologia deve ser implementada para agregar valor à empresa de Telecom, e não apenas para executar um processo de forma mais eficaz. Para compreender como isso ocorre na prática, basta olhar para a importância da cibersegurança para o futuro das telecomunicações.

Soluções de segurança e proteção para o setor de Telecom

A transformação digital abre infinitas possibilidades para o cotidiano das pessoas e das empresas. Entretanto, surgiram com ela riscos que exigem atenção total, principalmente em setores como o de Telecom ou mesmo o governamental.

cibersegurança é uma questão a ser tratada com prioridade, pois ela pode ser a diferença entre crescimento e falência. Com sistemas conectados de forma ininterrupta, a empresa que garante aos seus clientes um sistema sólido de segurança digital está muito à frente das concorrentes. Afinal, ninguém quer correr riscos!

De nada adianta um serviço eficiente que esteja sujeito a ataques constantes de hackers, perdas de dados, interceptação de chamadas etc. Por isso, contar com uma empresa especializada em segurança digital é fundamental para garantir a saúde dos negócios.

Existem algoritmos baseados em inteligência artificial (IA) que são capazes de classificar um tráfego de dados como saudável ou malicioso. Com base em machine learning e IA, é possível comparar padrões e obter indicadores para esse tipo de análise.

O ano de 2017 representa um importante marco, nesse sentido. Mais do que o número de ataques cibernéticos, é perceptível não só o tamanho do prejuízo, mas também que a maioria deles contava com códigos simples que exploravam falhas de defesa. A mensagem foi clara: as empresas precisam se proteger melhor.

A cibersegurança deve se tornar um fator tão importante para as empresas quanto qualquer outro departamento. É impossível voltar atrás e simplesmente ignorar as novas tecnologias, pois o mundo já depende delas. Além disso, com planejamento e organização aliados à tecnologia, é possível colher bons frutos de forma segura.

Como os grupos criminosos avançam com a mesma velocidade que as novas tecnologias, é essencial contar com uma empresa parceira especialista em cibersegurança. Seu diferencial está na capacidade de analisar novas ameaças e reagir a tempo de evitar danos maiores.

Uma empresa de Telecom sustenta todo o seu aparato de serviços na rede. Com a chegada da 5G e a popularização das novas soluções (IoT, IA, machine learning, big data etc.), é arriscado manter um sistema de defesa totalmente interno.

Com a expertise necessária, uma empresa pode oferecer soluções mais eficientes desde os sistemas mais básicos até os mais complexos, como para gerenciamento de rede e segurança.

A transformação digital vem desenhando o futuro de nossa sociedade. Introduzindo uma cultura de inovação e contando com uma empresa confiável para lidar com a cibersegurança, é possível se adaptar às mudanças e agregar ainda mais valor ao seu negócio.

Faça já uma avaliação da sua infraestrutura e veja como a tecnologia para empresas de Telecom pode elevar seus serviços a um novo patamar de qualidade, agilidade e eficiência.

Gostou do post? Então, fique por dentro de nossas novidades, curtindo nossas páginas no FacebookLinkedIn e Twitter!

Por Luciana Fernandes


As opiniões e conteúdos expressos neste blog são responsabilidade exclusiva de seus respectivos autores. O conteúdo é fornecido apenas para fins informativos e não representa a opinião da Suntech S.A./Verint.


Fique por dentro!

Receba informações exclusivas e aprofunde seu conhecimento.




Sociais